sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Apresentação

  Para concorrer ao DCE UFU, a chapa Cantando! Porque o grito só não basta acredita que o movimento estudantil não pode ficar parado. O Ensino Superior, em especial público, sofre muitos ataques e para enfrentá-los devemos nos unir: é preciso nos organizar.
Constatamos a importância da integração dos estudantes com a comunidade. Para que isso ocorra promoveremos meios que possibilitem o diálogo entre os diversos mundos da UFU, que não coexistem no dia-a-dia com a comunidade externa. Paralelamente, é preciso discutir e formular sobre o tema cultura, o papel do esporte, das festas, entre outros.
Mesmo sabendo que a universidade se coloca como um espaço de diversidade, diariamente estudantes e outros membros da comunidade universitária se deparam com situações de machismo, racismo, homofobia, assédio moral e diversas outras formas de opressão. Nos colocamos, portanto, contrários a tais opressões, acreditando que só as venceremos através de discussões conscientizadoras.
A chapa Cantando! Porque o grito só não basta também entende que é essencial promover junto aos servidores e a sociedade a luta contra as Fundações Estatais de Direito Privado (FeDP). Essa iniciativa de parceria público-privada (leia-se privatização) não pode ser aceita na universidade, tendo em vista a função social da mesma.
Cantando! Porque o grito só não basta é uma chapa para a diretoria do DCE, pois entendemos que por lá iremos potencializar as lutas estudantis e a relação com outros movimentos sociais. Entendemos que para defender a universidade é necessário que a maioria dos estudantes se organize coletivamente para a defesa de seus direitos.
É tempo de ousar! Tempo de afirmar um movimento estudantil que esteja à altura do desafio da transformação da universidade e da sociedade. Um movimento estudantil que não se limite a reagir às investidas dos governos e das reitorias. Um movimento estudantil independente, propositivo, comprometido com os problemas cotidianos do conjunto dos estudantes e portador de um novo horizonte para nossa universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário